quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cyndi Lauper e o seu disco de blues


Talvez você esteja se perguntando: "O quê? Cyndi Lauper cantando blues?". Mas, sim, é verdade! A cantora pop lançou este ano 'Memphis Blues', um álbum excelente, com canções arranjadas no melhor estilo Memphis blues 'old school' e convidados especiais. 

São 11 faixas, incluindo 'Down Don't Bother Me' (Albert King), 'Rollin' and Tumblin'' (Muddy Waters) e 'Crossroads' (Robert Johnson). No que se refere às participações, Lauper esteve muito bem servida: Jonny Lang, Charlie Musselwhite, Ann Peebles, Allen Toussaint e o mestre B.B. King.

A edição brasileira (saiu pela Lab 344) ainda conta com duas canções de bônus, 'Wild Women Don't Get the Blues' e 'I Don't Want to Cry', a qual teve nosso conterrâneo Leo Gandelman. 

Cyndi Lauper conversou com o site Guitar Player sobre 'Memphis Blues' e ainda deu a dica de que pode vir à América do Sul no ano que vem. Confira!

GP – O que te levou a fazer um disco de blues?

Cyndi Lauper – Fazia uns oito anos que eu queria gravar esse  disco, mas que por várias razões nunca dava certo. Sou fã da cena blues desde quando criança. Escutei um disco de blues pela primeira vez depois de ler em uma matéria que uma das minhas bandas favoritas era fortemente influenciada pelo blues. Comprei álbuns de Muddy Waters, Ma Rainey e Big Momma Thornton e me conectei [ao estilo]. 

GP - B.B. King aparece na faixa 'Early in the Morning'. Como foi gravar com alguém que tem a história que ele tem? 

Cyndi Lauper – Encontrei o B.B. King quando ainda estava na escola e pude cumprimentá-lo. E 30 anos depois lá estava eu gravando um disco com ele. Dá para imaginar? Ele é um gênio! Mal consigo acreditar que fizemos esse disco juntos [B.B. King gravou apenas uma faixa do disco]. 

GP – O disco traz canções com belos arranjos de guitarra, como 'Rollin' and Tumblin'', 'Crossroads' e 'Wild Women Don't Have the Blues'. Qual foi o seu critério para escolher o melhor guitarrista para cada música? 

Cyndi Lauper – Para mim, guitarristas são como cantores, com "vozes" e fraseados muito distintos. Foram as canções que me apontaram qual músico seria o melhor. 

GP – Como tem sido fazer uma turnê para promover um repertório de blues? 

Cyndi Lauper – Para ser honesta, estava um pouco tensa em relação ao que meus fãs iriam achar de eu estar fazendo um show de blues. Tenho alguns dos melhores músicos de blues na estrada comigo. Na maior parte do repertório, nós tocamos o 'Memphis Blues'. Na outra parte do show, toco meus sucessos com arranjos blues. Espere para ouvir 'Girls Just Want to Have Fun' e 'She Bop' tocadas com roupagem blues. Ficou muito legal! Meus fãs têm me acompanhado nessa empreitada. Tenho tido respostas excelentes em todos os lugares. 

GP – Realmente, deve ser curioso e interessante ouvir seus hits em versões blues… 

Cyndi Lauper – Quando eu for à América Central e à América do Sul, no início de 2011, vocês têm que ir ao show. Tocamos os hits [em arranjos] blues! 

GP – O que te tocou mais profundamente quando ouviu o seu disco pronto pela primeira vez? 

Cyndi Lauper – Fizemos esse disco à moda antiga: totalmente ao vivo. Ao longo de duas semanas, o disco estava basicamente pronto. Fizemos uma canção por dia. Trabalhava os arranjos no início da tarde, ensaiava um pouco com a banda até que todos estivessem satisfeitos e, então, gravávamos algumas vezes. Depois, escolhíamos as melhores versões de cada faixa. Não houve overdub nem excesso de pós-produção. Tentamos fazer da maneira mais genuína e dar o nosso melhor naquele momento.

Fonte: Guitar Player/Henrique Inglez de Souza veja aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário